terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Meio Ambiente

Como vocês devem saber, ontem, 07 de dezembro em Copenhague, começou a cúpula da ONU sobre mudança climática, com o objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa. A destruição da natureza é uma realidade para todos os habitantes do planeta, refletida na mudança de temperatura em todos os países.

Nós, aqui em Jundiaí, sentimos os efeitos da variação climática. No mesmo dia faz calor, frio e chove. Hoje, por exemplo, estamos enfrentando alagamentos pela cidade. Assim, quero compartilhar uma notícia sobre a metereologia do século XXI.

"08/12/2009 - 09h29

Década de 2000 terá as maiores temperaturas já registradas, diz ONU

da Folha Online

A primeira década do século 21 será seguramente a que vai registrar as maiores temperaturas desde as primeiras medições em 1850, segundo estimativa divulgada nesta terça-feira (8) pela Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês), agência da ONU, em Copenhague.

"A década de 2000 a 2009 será provavelmente a mais quente dos registros, mais quente inclusive que a de 1990, que por sua vez foi mais quente que a de 1980", afirmou o secretário-geral da WMO, Michel Jarraud, em uma entrevista coletiva.

Jarraud também disse que 2009 se anuncia como o quinto ano de maior temperatura desde 1850.

Reino Unido

Paralelamente, o escritório meteorológico do Reino Unido também divulgou que a temperatura global subiu desde 1850 e o aquecimento se acelerou desde 1970.

Seus dados vêm de mais de 1.500 estações meteorológicas em todo o mundo usadas para o monitoramento climático. Eles mostram um rápido aquecimento global desde a década de 1970, com um aquecimento que se acentua a cada década.

O Hadley Centre, do escritório meteorológico, publicou os dados para aumentar a transparência e enfatizar que o mundo está se aquecendo.

Os céticos em relação à mudança climática usaram uma série de emails que vazaram da Universidade de East Anglia para acusar especialistas em clima de conluio para suprimir alguns dados sobre o assunto.

"A Universidade de East Anglia apoia totalmente o escritório meteorológico em tornar esses dados públicos", disse o escritório em comunicado.

A entidade planeja publicar os registros restantes de cerca de 5 mil estações quando tiver a aprovação dos proprietários dos dados.

As negociações entre 190 países sobre um novo acordo para combater a mudança climática além de 2012 começaram em Copenhague na segunda-feira."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Designed by Lena